Votorantim mantém-se na fase vermelha do Plano SP até sexta-feira

Votorantim mantém-se na fase vermelha do Plano SP até sexta-feira

Medida é adotada tendo em vista a taxa de ocupação dos leitos de UTI, que está em 81,9%

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (13) o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 decidiu que Votorantim manterá, nesta semana, até a próxima sexta-feira (17), as restrições previstas na chamada faixa vermelha do Plano SP. A medida, que também acompanha a decisão adotada por Sorocaba, leva em conta principalmente a saturação da taxa de ocupação dos leitos de UTI, não apenas no município como na região.

Além disso, de acordo com o Comitê, uma orientação oficial emitida pela DRS (Diretoria Regional de Saúde) a todos os municípios recomenda uma especial atenção às cidades cuja taxa de ocupação de leitos de UTI esteja igual ou superior a 80%. Em Votorantim, o hospital municipal “Lauro Roberto Fogaça” apresenta nesta segunda-feira uma taxa de 81,9% de ocupação da terapia intensiva.

Para resguardar vidas e não superlotar os leitos de internação e de UTI, a cidade não vai aderir, por enquanto, à chamada fase laranja do Plano SP, ainda que a mesma possa ser considerada válida por liberação do governador do Estado, ocorrida na última sexta-feira (10). Nesse sentido, a Prefeitura de Votorantim informa que um novo decreto será editado, validando as regras do atual decreto municipal em vigor, que proíbe a abertura do comércio não essencial na cidade.

O Comitê de Enfrentamento à Pandemia ressalta ainda a necessidade da colaboração da população na adoção das medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades em saúde, como ficar em casa sempre que possível e, se precisar sair, fazer o uso, obrigatoriamente, de máscaras de proteção, manter o distanciamento social adequado, evitar aglomerações e adotar as medidas básicas de higienização correta das mãos, com uso de água e sabão ou de álcool em gel na falta dessa opção.