Cães do setor de zoonoses aprendem comandos para melhorar interação com humanos

A Prefeitura de Votorantim tem desenvolvido um projeto de educação canina em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso). Seis cães alojados no setor de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde recebem visitas diárias de estudantes do curso de Medicina Veterinária e são ensinados a obedecer comandos básicos.

O trabalho visa proporcionar o bem-estar aos animais. O projeto também promove a socialização para uma melhor interação humano-animal, facilitando o convívio desses cães com uma nova família.

O projeto de educação canina é desenvolvido por três estudantes do curso de Medicina Veterinária. As alunas visitam o setor de zoonoses, entre segunda e sexta-feira, e têm focado o trabalho em quatro seis cães alojados há mais tempo no local.

Os cães aprendem a obedecer diversos comandos. Entre eles, as ordens de “senta”, “deita”, “fica” e “vem”.

Atualmente, o setor de zoonoses da Prefeitura de Votorantim possui 19 cães e 7 gatos à espera de adoção. Os animais foram retirados das ruas em situações de sofrimento, por comprometimento à saúde, para recuperação até que encontrem uma nova família.

Um dos cães é o Nego. Ele está alojado no setor de Zoonoses há cinco anos à espera de uma chance de ser adotado.

Nego não tem raça definida. Ele é um macho castrado com idade entre 6 e 7 anos. Para aumentar sua chance de adoção, o animal tem participado do projeto de educação canina.

Os interessados em conhecer o Nego e os demais animais podem agendar um horário por meio do telefone (15) 3243-3807. As pessoas poderão participar de um encontro com o animal no Espaço Pet existente no setor de Zoonoses para testar seu aprendizado e testemunhar sua alegria em atender aos comandos aprendidos.

Esses animais foram encaminhados ao setor de zoonoses por meio de denúncias. Um médico veterinário é acionado para averiguar a situação, no local especificado, e define ou não a necessidade de recolhimento do cão ou do gato.

O cuidado com os cães e gatos é disponibilizado diariamente no setor de zoonoses. Todos os animais são vacinados, desverminados e castrados.

O setor de Zoonoses fica na avenida Santo Antônio, 1.245, bairro Barra Funda – ao lado do cemitério Santo Antônio. A pessoa, ao adotar um animal, vai assinar um termo de responsabilidade de adoção e guarda responsável.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Votorantinageral - WordPress Theme by WPEnjoy