Votorantim faz trabalho de bloqueio e controle de criadouros do mosquito transmissor da dengue

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, registrou 309 casos confirmados de dengue na cidade em 2021. As regiões com mais incidências são a Bela Vista, com 41, a Vila Domingues, 37 e o Vossoroca, com 29.

Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses têm feito o trabalho de bloqueio e controle de criadouros em um raio de 150 metros do caso registrado. Nesta segunda-feira (19), a ação ocorreu no Vossoroca, mais especificamente nas ruas Ezequiel Arruda Machado e Ursulina Rinaldi Velangieri.

A equipe visitou os imóveis para eliminar possíveis criadouros e orientar sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Posteriormente, os funcionários da Zoonoses realizaram a aplicação da nebulização. A ação teve o objetivo de eliminar os mosquitos adultos no mesmo raio de trabalho.

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses têm realizado visitas em residências de todas as regiões da cidade. Esse trabalho também é desenvolvido em reciclagens, borracharias, ferros-velhos, escolas e empresas.

Procedimentos

O trabalho de bloqueio e controle é desenvolvido após o Centro de Controle de Zoonoses receber notificação de caso suspeito de dengue. São realizadas visitas nas casas situadas em um raio de 150 metros de cada caso suspeito.

Durante essas visitas são vistoriadas somente a área externa dos imóveis. A parte interna não tem sido averiguada, no momento, devido à pandemia do novo coronavírus.

A aplicação de veneno é feita sempre após a atividade de bloqueio e controle de criadouros, em casos confirmados, também em um raio de 150 metros. O objetivo dessa ação é exterminar o transmissor da dengue. As equipes sempre estão uniformizadas e com crachá de identificação.

Prevenção

A melhor forma de prevenção da dengue é eliminar a água armazenada. Por esse motivo, é importante manter a caixa d’água, os tonéis e barris fechados, além de lavar semanalmente com escova e sabão os tanques de armazenamento de água.

Em relação aos vasos de plantas, o ideal é retirar os pratinhos situados na base, pois eles acumulam água e tornam-se criadouros do mosquito. Outros cuidados precisam ser tomados com as bandejas de geladeira, com ralos e vasos sanitários sem uso e materiais inservíveis pelo quintal.

Já os materiais inservíveis, como latas e garrafas, não devem ser acumulados em locais abertos. O ideal é que esses produtos sejam destinados à coleta de resíduos sólidos. Outra dica é colocar o lixo em sacos plásticos.

Os imóveis também necessitam de atenção. As calhas precisam estar sempre limpas e a água não deve ficar acumulada sobre as lajes.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Votorantinageral - WordPress Theme by WPEnjoy